Sistema de cifragem



NOTAÇÃO MUSICAL E SISTEMA DE CIFRAGEM

Vamos aprender um pouco sobre o sistema de cifragem. A notação musical é posterior à linguagem, e surgiu pela necessidade de preservar e de transmitir as manifestações musicais sem as imprecisões e os inconvenientes da transmissão oral. Os gregos, já antes de Pitágoras ( portanto anteriormente ao século V A.C. ), tinham desenvolvido um sistema de notação baseado nas letras do alfabeto. Os romanos, herdeiros da cultura e, portanto, da música grega, reduziram a notação ( que compeendia 15 letras ) a apenas 7. Como a escala grega começava pela nota que hoje chamamos de La, ficou assim essa redução:

 LA  SI  DÓ  RÉ  MI  FÁ  SOL 
A    B    C    D    E         G   


Esta denominação se conservou intacta através dos séculos até nossos dias e até hoje ainda é usada preferencialmente, nos países de língua inglesa e na Alemanha. O sistema de cifragem para designar acordes de acompanhamento usado em todo o mundo emprega essa notação. Junto destas letras também são usados
alguns sinal denominados acidentes:

# (sustenido) - aumenta a nota em 1 semitom
b ( bemol ) - diminui a nota em 1 semitom
x ( dobrado sustenido) aumenta a nota em 1 tom
bb ( dobrado bemol ) diminui a nota em 1 tom

""(Para damos uma explicação mais sunsinta , nos instrumentos de cordas que tem a existência de trastes, a distância de sustenido e bemol será de um traste ,ou seja qualquer casa que você ferir o bemol ou sustenido será a do lado e dobrado sustenido dobrado bemol será de uma casa de distância.)""

E para representarmos uma nota sustenida ou bemol, é so acrescentarmos o sinal , por ex:

C# = Dó sustenido.
Db = Ré bemol.

E assim por diante , ou vise-versa , "Obs: Existem duas notas que em nosso sistema não terá sustenido que é o E(MI) e o B(SI), os dois que terminam com ''I".

Nenhum comentário:

Postar um comentário