Estudo sobre Tablatura ultima parte


Notações usadas em tablaturas :
 
Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e simbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:

h - fazer um hammer-on
p - fazer um pull-off
b - fazer um bend para cima
r - soltar o bend
/ - slide para cima (pode ser usado s)
\ - slide para baixo (pode ser usado s)
~ - vibrato (pode ser usado v)
t - tap
x - tocar a nota abafada (som percusivo) 

Alguns dos efeitos mostrados acima são mais usados em certos instrumentos do que outros , mas isto não deixa impossibilitado de você usar os mesmos.
 
Notação de Hammer-Ons
 
Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.
 
E--------------------------------------------------------
 
B--------------------------------------------------------
 
G#-------------------------------------------------------
 
E-----------------------------7h9------------------------
 
B---------5h7-----------5h7------------------------------
 
No exemplo acima você irá utilizar  as duas cordas mais graves , primeiro você vai fazer um hammer-on na quinta corda ,da quinta casa até a sétima duas vezes e após isto você irá para a quarta corda e vai  usar o efeito da sétima casa até a nona. 

Notação de Pull-Offs
 
Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).
 
E----3p0-----------------------------------------------
 
B---------3p0------------------------------------------
 
G#--------------2p0------------------------------------
 
E-------------------2----------------------------------
 
B------------------------------------------------------
 
No exemplo acima o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em ferir a corda apertada no terceiro traste e soltá-la rapidamene para que soe solta. Posteriormente um pull-off identico é feito uma corda acima e assim por diante. Note que o terceiro pull off é feito a partir do segundo traste.
Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:
 
E--------------------------------------------------
 
B--------------------------------------------------
 
G#---2h4p2h4p2h4p2h4p2h4p2-------------------------
 
E--------------------------------------------------
 
B--------------------------------------------------
 
 Neste caso a corda deve ser ferida na segunda casa, imediatamente apertada na quarta casa (hammer-on), imediatamente solta da quarta casa (soando novamente na segunda, pull-off), novamente apertada na quarta e assim por diante. Note que a mão direita do música só irá ferir a primeira nota... todas as outras são tocadas apenas com os hammers-ons e pull-offs da mão esquerda no braço.

Notação de bends
 
Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.
 
E------------------------------------------------------
 
B------7b9-------------------------------------------
 
G#------------------------------------------------------
 
E------------------------------------------------------
 
B------------------------------------------------------
 
No exemplo acima a corda (SI) deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).
 
E------------------------------------------------------
 
B------7b9--9r7----------------------------------------
 
G#-----------------------------------------------------
 
E------------------------------------------------------ 
 
B------------------------------------------------------

No exemplo acima é indicado depois do bend inicial que ele deve ser soltado. O músico deve ferir a corda na sétima casa, fazer um bend de um tom inteiro (equivalente a subir duas casas), ferir novamente a corda e soltar o bend (de forma que a corda volte a sua posição e nota originais).
Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7r8, equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7r7.5, equivalente a meia casa) e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.





Notação de Slides
 

Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.
 
E------------------------------------------------------
 
B------7/9---------------------------------------------
 
G#-----------------------------------------------------
 
E------------------------------------------------------
 
B------------------------------------------------------

O exemplo acima indica que a corda deve ser ferida na sétima casa e imediatamente o dedo que aperta a corda nesta casa deve deslizar para a nona casa enquanto a nota continua soando (aumentando portanto um tom).
Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:

 
E------------------------------------------------------
 
B------/7--7\------------------------------------------
 
G#-----------------------------------------------------
 
E------------------------------------------------------
 
B------------------------------------------------------
 
Neste caso a nota deve inicialmente ser ferida em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.
Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser ferida.
 
E-------------------------------------------------------
 
B------7/9/11\9\7\6\7-----------------------------------
 
G#------------------------------------------------------
 
E-------------------------------------------------------
 
B-------------------------------------------------------
 
Notação de Vibrato
 

O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).
E------------------------------------------------------
 
B------------------------------------------------------
 
G#-----------------------------------------------------
 
E-------2--5~------------------------------------------
 
B----3-------------------------------------------------
 
Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.

Notação de Tap
 
Tap ou tapping consiste em fazer soar notas feridas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.
 
E------------------------------------------------------
 
B----13t-----------------------------------------------
 
G#---------12t-----------------------------------------
 
E--------------12t-------------------------------------
 
B------------------------------------------------------
 
No exemplo acima as notas devem ser feridas pela mão direita do músico simplesmente apertando as cordas vigorosamente nos trastes indicados.

Outras notações
 
Notações extras necessárias em determinadas músicas e/ou técnicas são comuns mas não padronizadas, sendo geralmente explicadas na própria tablatura em texto anexo. Variações das notações acima também são bastante comuns.


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