Empunhadura ou Posição
Duas são os maneiras
ou posições de segurar a viola: a posição profana e a sagrada. Naquela, o viola
fica apoiada no ventre ou mesmo repousa sobre a perna (coxa) do tocador quando
sentado. Na posição sagrada, é tocada tão somente em pé, ficando a viola apoiada
no colo, senda que o queixo (mento) do violeiro repousa sobre o instrumento. Em
geral, quando na posição religiosa, o violeiro fecha os olhos ao dedilhar a
viola.
Estas denominações
de profana e religiosa que propusemos para as duas posições características de
segurar a viola, valem apenas para a região paulista, para a paulistânia. Em
nossas andanças pelos 4 ventos do Brasil, em 1951, 1952, 1953, quando estivemos
no centro, norte e nordeste, tivemos oportunidade de verificar que a viola é
empunhada diferentemente da maneira de nossos caipiras e caiçaras bandeirantes.
O geral, o comum é
segurar o braço da viola com a mão esquerda e com a direita dedilhar as cordas.
Das várias maneiras de planger as cordas da viola ou "pinicar" como
genericamente se referem a esta ação, podemos destacar a mais delicada,
maneirosa e suave delas, que é o ponteio, "jeito choroso" para acompanhar as
modas de "causos" e "assucedidos" que provocam enternecimento e até lágrimas,
bem como o riscado para acompanhar as músicas de cunho religioso como sejam as
de folia do Divino ou de Reis, dança de São Gonçalo. Há as maneiras vigorosas
usadas em geral para danças: batidas e rasqueado e o maião (malhão, vem de
malhar, bater), toque característico do cururu.
Hoje, por causa do
descobrimento das maneiras de dedilhar a viola, tais denominações tornaram-se
gêneros: rasqueado, batido, ponteio, maião. E tais males são recente, oriundos
da improvisação de nossos locutores que, por ignorância ou avidez de apresentar
novidades, generalizam tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário