Em geral as
afinações da viola são conhecidas por nomes regionais, populares assim:
cebolinha, cebolão, do sossego, etc... Por exemplo, afinação em Mi é a Cebolão.
E como muitos violeiros só conhecem uma afinação, afirmam que na viola não há
"tom menor", dando só a posição "maior".
Ilustramos com
clichês algumas afinações com seus respectivos nomes populares, regionais
paulistas. Comecemos com o Cebolão, uma das mais comuns.
Boa afinação para
sapateado, por isto mesmo a preferida pelos catireiros, xibeiros, catereteiros e
fandangueiros. Em geral os violeiros genuínos dizem que é a mais positiva das
afinações: "é a que São Gonçalo ensinou", dizem os seus devotos. Outros, " a
melhor para se pisar nas cordas da viola", " não desaparece por mais ferrado que
seja o palmeado do cateretê."
A Cebolinha
simples é a afinação preferida pelos modinheiros. Fazendo uma pestana no
segundo trasto é "quatro paus" para sapateado, "declara bem no bate-pé".
Há outra cebolinha
(pelas três cordas) também conhecida por "Ré Acima" ou "Cebolinha pelo meio",
apropriado para solar músicas. Nesta afinação, o pai da aviadora Anésia Pinheiro
Machado, o itapiningano Gustavo Pinheiro Machado, saudoso virtuose da viola,
tocava tudo: desde as modas de viola até Chopin, desde os cateretês mais
barulhentos até Brahms. Hoje, ainda os poucos solistas que nós conhecemos,
preferem-na às demais.
A afinação Cana
Verde ou para Cururu é uma das mais simples (ré-sol-si-mi-lá) utilizada para
a cantoria destas duas modalidades.
A afinação preferida
para o Fandango, pelo menos foi o que anotamos no litoral sul paulista, é a
oitavado, de Guitarra ou Ponteado do Paraná. Os paranaenses do litoral norte, de
Paranaguá e adjacências, quando vão em romaria à Iguape, a 6 de agosto de todos
os anos, costumam afinar suas violas desta maneira (ré-sol-dó-fá-lá sustenido)
Quem sabe vem daí chamarem-na de Ponteado do Paraná. Usada também para ponteio e
moda, não apenas para a dança do Fandango, modalidade de dança que está
desaparecendo, tanto o fandango rufado ou batido, como o fandango valsado ou
bailado.
Sossego ou
castelhano é uma das posições pouco
usadas, embora seja uma das mais fáceis para execução.
Quatro-pontos
- Esta afinação é igual à do violão. Em geral, tocador de violão quando passa a
tocar viola, afina-a nesta.
Em Ubatuba,
encontramos duas afinações que a princípio julgamos novidade: a de Reza e a de
Contoria do Divino. Após exame perfunctório verificamos que as duas nada mais
são do que a Quatro-Pontos do serra-acima, que no beira-mar assumiu denominação
diferente. Para a Cantoria do Divino a colocação dos dedos é do primeiro ao
terceiro trastos, já para a Reza é do quinto trasto ao oitavo.
Diz o velho ditado:
"em festa de jacu, inhambu não pia". É bom que me cale por aqui, pois
este assunto é para os musicólogos e não para antropólogo que entrevistou 818
violeiros. Pontofinalizamos aqui o nosso estudo sobre a Viola.
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